segunda-feira, 14 de março de 2011

***AMBIDESTROS***

Ambidestria é a capacidade de se ser igualmente habilidoso com ambas as mãos direita e esquerda (ou, de forma mais limitada, com ambos os pés). A palavra "ambidestro" tem origem no Latim: ambi significa "ambos" e dext significa "certo".
A ambidestria de nascença é bastante rara, entretanto ela pode ser aprendida. Muitos indivíduos ambidestros executam determinadas tarefas apenas com uma das mãos. O grau de versatilidade com cada uma das mãos é geralmente o fator determinante para a ambidestria. Cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo. O ambidestro, em alguns casos, hesita ante a decisão de qual mão escolher para realizar determinada tarefa.
Hoje em dia, é mais comum encontrar ambidestros entre as pessoas que nascem canhotas e são forçadas a executar tarefas utilizando a mão direita, principalmente durante a infância.
A ambidestria é estimulada em atividades que requerem uma boa habilidade com ambas as mãos, como lutas, natação e a execução de instrumentos musicais. Na antiguidade e idade média, soldados ambidestros que lutavam com as duas mãos eram chamados fanáticos (precisava-se ter muita determinação, lealdade e persistência para em seu treino, e portanto, ser um fanático), e eram muito prestigiados pelos governantes, que os tinham para sua guarda pessoal ou como soldados de elite.
Eu gostaria de esclarecer algumas dúvidas (talvez um pouco sem noção).
Imaginemos uma pessoa ambidestra fazendo uma redação em um vestibular por exemplo, um tema f***** que desgasta seu raciocínio. Uma vez que, o cérebro controla cada lado do cérebro controla o lado oposto do corpo, se essa pessoa alternar a mão com que escreve sua redação, pode auxilia-la na concentração, raciocínio, formulação de idéias, uma vez que ela trabalharia os dois lados do cérebro? Ou isso se refere apenas à coordenação motora?
ALGUÉM SABE???

Nenhum comentário:

Postar um comentário